A CUT está fundamentada nos valores da igualdade e da solidariedade, tendo como propósito organizar, representar e conduzir as diversas lutas de todos os trabalhadores, independentemente de sua área de atuação, seja no setor público ou privado, estejam eles em atividade ou aposentados. O foco da organização é defender e lutar por melhores condições de vida e de trabalho, além de uma sociedade mais justa como um todo.
Atualmente, a CUT é a maior central sindical do Brasil, além de ser a principal da América Latina e a 5ª maior do mundo. De acordo com dados retirados do site oficial (fonte citada anteriormente), a central reúne mais de 3.800 entidades filiadas, soma mais de 7,8 milhões de associados e conta com uma ampla base de trabalhadores, que já ultrapassa 23,9 milhões de pessoas.
Estrutura
A organização é formada por dois níveis:
- Organização Horizontal: possui sedes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, além da base nacional.
- Organização Vertical: é estruturada por organizações de base e entidades sindicais, divididas por ramo de atividade econômica, como sindicatos, federações e confederações.
A CUT também conta com sete Escolas Sindicais, uma Escola de Turismo e Hotelaria, o Instituto Observatório Social (IOS), entre outras iniciativas.
Sua fundação ocorreu em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (São Paulo), durante o 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT). Na ocasião, estiveram presentes mais de 5 mil pessoas de todo o país, que lutavam pela criação de uma central capaz de representar toda a classe, exigindo transformações no cenário econômico, cultural e político.
Hoje, 28 de agosto de 2025, a Central Única dos Trabalhadores do Brasil celebra 42 anos de existência e de conquistas fundamentais para os trabalhadores do país.
Neste dia, o SINSERPI celebra, junto com a CUT e outras centrais sindicais, as inúmeras vitórias que, um dia, foram apenas sonhos de muitos trabalhadores e que hoje se tornaram direitos garantidos pela imensa luta desta classe.