Presidente do SINSERPI fez uso da Tribuna Livre em sessão da Câmara de Vereadores na terça (24)

postado em: Notícias | 0

Na noite da última terça-feira, 24 de junho, o presidente do SINSERPI (Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Indaial), Ivo Schnaider, esteve presente na sessão da Câmara de Vereadores de Indaial para falar na “Tribuna Livre” sobre os movimentos feitos pelo sindicato na atual gestão (2022 – 2026), citar pontos que precisam de um olhar mais atento e ressaltar a importância de um sindicato que olhe para os direitos e deveres do servidor público municipal.

Ivo começou falando sobre o diálogo que o sindicato tem mantido com o Executivo Municipal, por meio da Comissão Permanente de Negociação Coletiva, que já fez avanços importantes nos anos de 2024 e 2025. Até o momento, 6 itens foram concluídos, e os outros 23 seguem em discussão. Muitos tópicos também dependem de alterações legislativas que precisam ser analisadas pelo Poder Legislativo.

O presidente aproveitou para agradecer o Executivo Municipal e o Legislativo pela abertura ao diálogo, pela concessão do aumento real de 3%, mesmo que parcelado, e pela aplicação do INPC (4,77%), ainda que esta seja uma obrigação constitucional.

Durante sua fala, citou o elevado número de ações judiciais que o SINSERPI tem movido contra o Município, com o intuito de garantir os direitos dos trabalhadores públicos. Até a data da publicação desta matéria, já são mais de 3.000 ações judiciais, como:

  • Auxílio-alimentação não pago durante licenças de saúde, férias, recesso, licença-maternidade, entre outras situações;
  • Progressão funcional por merecimento, tanto na aplicação dos percentuais em folha quanto na busca pelos valores retroativos;
  • Adicionais de insalubridade e periculosidade — com decisões judiciais favoráveis ao reconhecimento do direito;
  • Hora-atividade dos professores da educação infantil;
  • Correção na aplicação do piso do magistério dentro da carreira dos professores.

Sabe-se que muitas demandas poderiam ser resolvidas por meio da negociação, que agilizaria o pagamento dos direitos aos servidores e, ao mesmo tempo, reduziria os impactos aos cofres públicos. Em nome do sindicato, Ivo solicitou que o Executivo Municipal estude e se abra à negociação, de forma que seja benéfico para todos. E relembrou da importância e o peso que falas dos vereadores e de gestores das políticas públicas de Indaial tem para a comunidade em geral, já que são figuras relevantes para a cidade, e o que é dito tem impacto direto na comunidade, seja para exaltar ou denegrir. Ivo ainda destaca, “sem servidor público, não existem políticas públicas efetivas”.

 

CENÁRIO MUNICIPAL DOS SERVIDORES

Atualmente, Indaial conta com aproximadamente 2.700 servidores públicos ativos e 550 inativos e pensionistas, e muitos desses funcionários precisam de um acompanhamento em seus locais de trabalho, seja por licença de saúde, readaptação, integração, ou outros cenários. Pensando nisso, o sindicato apresentou também aos vereadores a necessidade da criação de uma equipe multidisciplinar, com psicólogo e assistente social. O intuito é planejar e executar um programa de saúde voltado aos servidores.

O SINDICATO

O trabalho do SINSERPI é voltado diretamente aos seus 1.400 sócios e, de forma indireta, a todos os servidores públicos ainda não associados. Realizamos visitas aos 94 locais de trabalho, sempre com o cuidado de não interferir no atendimento à comunidade. Distribuímos panfletos, afixamos cartazes informativos e esclarecemos dúvidas que surgem nos diálogos com os servidores.

Atendimento: segunda à sexta-feira, das 10h às 18h (sem fechar para o almoço).

Telefone/WhatsApp: (47) 3333-5609.

Endereço: Rua Castelo Branco, 186, Residencial Dolomitti, sala 04 (fundos), Centro – Indaial.