SINSERPI sugere abertura de concurso público para contratação de professores itinerantes com atuação na rede municipal

postado em: Notícias | 0

O Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Indaial sugeriu ao Executivo Municipal a abertura de edital de concurso público com vagas para professores itinerantes, para assumirem vagas nas Instituições de Ensino de Indaial. A sugestão foi pensada para resolver, ou, amenizar os problemas com a ausência de profissionais da educação.

A medida é considerada urgente, visto que até outubro de 2024, o Departamento de Gestão Pessoal recebeu cerca de 500 atestados de afastamento, sendo 50% de servidores da educação. Além disso, consta na folha de pagamento do mês de maio de 2025 a contratação de forma temporária de 625 pessoas, das quais 90% eram servidores da Secretaria de Educação.

Em Indaial, algumas escolas e Unidades estão há mais de um ano sem determinados profissionais e sem o direcionamento de trabalhadores temporários, o que resulta em sobrecarga de trabalho para toda a equipe.

Estes problemas afetam tanto a saúde mental dos servidores, quanto a qualidade de ensino que é fornecida às crianças e adolescentes. O Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunais de Contas Estaduais também recomendam que as substituições e coberturas em instituições públicas sejam feitas por servidores concursados, com o intuito de evitar desvios de função e até mesmo contratações indevidas.

 

Qual a importância de um professor itinerante?

Este profissional pode atuar como substituto imediato em situações de afastamento temporário, faltas ou vacâncias de cargo, e garantirá que os alunos não fiquem sem atendimento pedagógico, reduzindo diversos prejuízos. Também evitará contratações emergenciais e irregulares, já que estará dentro da legalidade administrativa.

É importante ressaltar que o profissional não deve ser culpabilizado por estar afastado em casos de doença, mas a Administração deve tomar as devidas providências para melhorar condições de trabalho e o ensino fornecido à comunidade.

 

Leia o ofício na íntegra: