Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Indaial – SINSERPI, encaminhou o requerimento n° 1492/2025 ao Executivo Municipal, com o objetivo de ampliar de um para dois dias a liberação para doação de sangue e/ou medula, sem que haja prejuízo aos servidores públicos.
Atualmente, consta no Estatuto dos Servidores Públicos de Indaial, no artigo 91 que: “Sem prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: I – Por 1 (um) dia, para doação de sangue”. O sindicato solicitou estas medidas tendo em vista a falta de doadores de sangue e medula no município, visto que a doação de apenas uma pessoa é capaz de salvar até quatro vidas.
- Confira os requisitos para doação de sangue:
- Ter entre 16 e 69 anos, e caso for menor de idade, será necessário apresentar consentimento formal do responsável legal;
- Pessoas com 60 a 69 anos só poderão doar sangue, se já tiverem doado antes de completar seus 60 anos;
- Apresentar documento de identificação com foto, como: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe;
- Pesar no mínimo 50 kg;
- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24h anterior à coleta;
- Estar alimentado;
- Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores à doação. Caso a coleta for após o almoço, aguarde 2 horas.
De acordo com a legislação vigente, o intervalo para homens fazerem uma nova doação é de 60 dias, e para mulheres, 90 dias. É permitido que o homem doe até 4 vezes, e a mulher até 3 vezes no período de 12 meses.
Como se tornar doador de medula óssea?
- Ter idade entre 18 e 35 anos (o cadastro permanece ativo até os 60 anos);
- Estar em condições boas de saúde e sem doenças impeditivas;
- Apresentar documento oficial com foto (citados anteriormente);
- Comparecer ao hemocentro mais próximo para a coleta de uma amostra de 10 ml de sangue para exame de compatibilidade genética (HLA).
Doar sangue, medula, órgãos ou tecidos é um ato de muita solidariedade, e pode salvar a vida de uma ou de várias pessoas. Doe!
Redação e arte: Gabriela Milena Bortolato.
Deixe um comentário