Na segunda-feira, 24 de fevereiro, o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Indaial enviou ao Executivo Municipal, o Ofício n°021/2025, visto que recebeu muitas demandas sobre a copa do SAIS, local destinado para a alimentação dos servidores.
O ambiente não tem ar condicionado, apenas ventilador de teto, que está quebrado na base e com hélices enferrujadas. O ventilador não mantém minimamente o local climatizado, conforme as recomendações técnicas da NR-17 (Portaria n° 3.214/1978).
Quanto à faixa de temperatura no local de trabalho, o Ministério do Trabalho, através da NR-17, informa que não é opcional ou mera recomendação manter boa temperatura no local de trabalho, mas, sim, direito assegurado aos trabalhadores, e de observação obrigatória pelos empregadores, o que pode também configurar insalubridade, já que há exposição ao calor excessivo.
As fotos presentes no documento, mostram que o local não tem qualquer tipo de climatização, e que a janela presente no ambiente não garante muita ventilação, pois está ao lado do estacionamento do SAIS, onde não há passagem de ar.
O Sindicato encaminhou então o Ofício, solicitando os devidos encaminhamentos para que ocorra a instalação do ar-condicionado, para garantir os direitos trabalhistas dos servidores que atuam no local. Além de suprir os riscos ocupacionais que estão surgindo devido à ausência do equipamento.
Confira o Ofício na íntegra:
Texto/arte: Gabriela Milena Bortolato.
Deixe um comentário