O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Indaial encaminhou nesta terça-feira, 18 de fevereiro, um requerimento ao Poder Executivo Municipal, com o objetivo de expor e solicitar providências, referentes às elevadas temperaturas registradas na cidade e os impactos que podem causar para trabalhadores expostos ao sol em suas atividades diárias.
O documento aponta que, nas últimas semanas, os termômetros da região marcaram números próximos aos 40°C. O aumento intenso e prolongado da temperatura, causado por um bloqueio atmosférico, impede a entrada de frentes frias e mantém o tempo seco e com altas temperaturas, explica o meteorologista chefe da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina, Felipe Theodorovitz.
A advogada do SINSERPI, Dra. Elisiani Aparecida Vatraz – OAB/SC 72.289, complementa que esta abordagem é feita para verificar as condições de trabalho dos servidores que atuam interna e externamente. “Tomamos estes cuidados, pois ser frequentemente exposto ao calor excessivo, se enquadra como insalubridade. Trata-se de saúde no trabalho, pois a Administração, assim como toda e qualquer empresa, deve garantir um trabalho digno e seguro, a fim de eliminar os riscos ocupacionais.”, aponta a advogada.
Em resumo, o documento solicita ao Executivo, que adote as medidas necessárias para proteger seus servidores públicos, e que possam realizar seus trabalhos em ambiente interno durante os períodos de maior intensidade solar, ou seja, das 10h às 16h, conforme orientação prévia da Defesa Civil. Também solicita que sejam fornecidos EPI´s para amenizar a exposição, sendo:
- Protetor solar;
- Chapéus e/ou bonés;
- Água potável em quantidade necessária;
- Abrigos do sol;
- Uniformes adequados;
- Fornecimento de atendimento médico perto do local de trabalho.
E, por fim, solicita que o setor de Comunicação encaminhe informativos com orientações de trabalho e segurança dos servidores. Confira abaixo o requerimento na íntegra!
Redação: Gabriela Milena Bortolato.
Deixe um comentário